O intraempreendedorismo possibilita que os colaboradores tenham a oportunidade de empreender (seja no desenvolvimento de um novo produto ou de um serviço) dentro de uma empresa, que já está estabelecida no mercado.
Existem benefícios para ambos os lados (empreendedor e colaborador). Trata-se de um conceito novo, mas que está chegando com força total no mercado, portanto, é preciso entender como ele funciona e como implementar em sua empresa.
Por isso, veja a seguir e tire suas dúvidas. Tenha uma boa leitura!
O que é o intraempreendedorismo?
O conceito de intraempreendedorismo é um conceito relativamente novo, mas evoluiu rapidamente e chegou a milhares de organizações e economias em todo o mundo. Ele incentiva os funcionários a pensarem fora da caixa, mantendo suas ideias seguras dentro da organização ou do negócio.

Por meio dele, é possível que uma empresa seja motivada a inspirar seus funcionários, no sentido de pensarem de forma inovadora. Além disso, pode impactar de forma significativa no crescimento de um determinado negócio, bem como no seu renascimento. O intraempreendedorismo em uma organização estabelecida também pode impedir que seus serviços/produtos se tornem desatualizados ou obsoletos.
Ademais, contar com colaboradores motivados e inspirados a praticar o intraempreendedorismo mantêm toda a operação produtiva e funcional, sempre em constante crescimento. Ou seja, sempre criando novas ideias, que podem melhorar a qualidade do trabalho e das entregas necessárias para o andamento do negócio. Adicionalmente, cria um ambiente de trabalho que incentiva a independência e a autonomia dentro de uma organização, ao mesmo tempo em que apresenta novas ideias e soluções para alguns dos problemas existentes.
De acordo com Phil Shaw, cofundador e co-CEO da TransPerfect: “Os intraempreendedores geralmente são os funcionários que têm um desejo ou espírito empreendedor inegável”. Dessa forma, é possível entender que cada colaborador já está gerenciando seu próprio negócio, visto que sua área e todas as demandas são de sua responsabilidade.
Diferenças entre empreendedor e intraempreendedor
Por ser um conceito novo, ainda pode ser complexo entender as diferenças entre um empreendedor tradicional e o intraempreendedor. Por isso, veja a seguir quais são as diferenças:
• Empreendedor
Uma pessoa que inicia seu próprio empreendimento/negócio com base em uma ideia. Ela geralmente precisa usar seus próprios recursos para impulsionar seu empreendimento e muitas vezes, isso pode levar ao fracasso, acompanhado de graves perdas financeiras. O empreendedor também precisa contar com a geração de seu próprio capital ou financiamento. O risco recai, principalmente, sobre os ombros do empresário e pode ser um fardo pesado de carregar.
• Intraempreendedor
Por outro viés, o intraempreendedor vai atuar em uma empresa que já está estabelecida no mercado, assumindo a área de inovação como sua, porém, ele não terá os riscos que um negócio possui. A empresa já terá capital e o colaborador não dependerá de fundos próprios ou de investimentos para dar andamento ao negócio, pois a empresa já conta com os recursos financeiros necessários. Dessa forma, os recursos serão fornecidos pela empresa. Logo, não haverá prejuízos de cunho pessoal para os colaboradores envolvidos. Ao atuar em uma atividade nova, contudo, em uma empresa que já está representada no mercado com reconhecimento, pode reduzir os custos de marketing e publicidade, que são necessários para divulgar uma nova empresa. Dessa forma, para simplificar, o intraempreendedorismo é uma oportunidade para que os colaboradores possam empreender dentro de uma empresa que já existe. Em outras palavras, esse processo se basearia na ideia de uma microempresa funcionando dentro de uma empresa maior. Pode-se dizer ainda que essa atividade proporciona benefícios para as duas partes envolvidas. É uma situação ganha-ganha, visto que o funcionário também não precisa se preocupar com o risco envolvido, pois ainda é de responsabilidade da empresa e não do indivíduo.

Quais são os benefícios do intraempreendedorismo?
Existem diversos benefícios para as empresas que estão desenvolvendo o conceito de intraempreendedorismo, dentre eles, é possível destacar alguns, como:
• Aumenta a criatividade
Os colaboradores estão sendo constantemente estimulados a trabalhar a sua criatividade, principalmente no que se refere à inovação. Dessa forma, eles se tornam mais criativos no seu dia a dia, criando soluções inovadoras para problemas que são recorrentes na rotina ou que ainda não havia solução. Além disso, as atividades são realizadas de forma mais simplificada, e consequentemente, é possível ter um foco maior na qualidade das entregas.
• Reconhecimento da empresa no mercado
A empresa que desenvolve o intraempreendedorismo consegue melhorar sua reputação no mercado, uma vez que o desenvolvimento estará sempre com inovações. Como o mercado está sempre em constante evolução, contar com novidades recorrentes é interessante para todos, mas principalmente para a empresa.
• Aumenta o engajamento dos colaboradores
Pelo estímulo constante de criatividade, eles estarão mais engajados para pensar em soluções inovadoras para problemas que ainda não tinham sido abordados antes. Esse engajamento será percebido não apenas nas soluções internas, mas principalmente na criação de soluções para os clientes, já que haverá uma pesquisa maior sobre as dores do público.
• Reduz o turnover na empresa
Quando o colaborador não está engajado ou motivado, a tendência é que ele busque novas oportunidades no mercado, que nem sempre são mais atraentes em relação à benefícios, mas sim em atividades mais interessantes. Quando a empresa investe nesse tipo de conceito, em que o colaborador pode ter seu próprio negócio, mas sem riscos, isso abre um novo leque de opções.
Como ele estará mais produtivo e engajado, não estará predisposto a novas oportunidades no mercado, tornando sua participação cada vez mais ativa nas atividades da organização.
• Possibilita o crescimento organizacional
Com todo mundo mais produtivo e engajado, as entregas terão mais qualidade e em menor tempo. Dessa forma, haverá um crescimento natural do negócio, e da maturidade da empresa em processos. Dessa forma, todos ganharão.
O intraempreendedorismo é mais do que apenas mais uma palavra da moda. Ele pode proteger qualquer empresa ou organização no futuro e até mesmo ser usado em vários setores. Ter um intraempreendedor(es) de sucesso em uma empresa, pode contribuir para a formulação de novas ideias dentro de uma organização que possui meios e tecnologia para isso, podendo diminuir os riscos de começar do zero. Outrossim, pode diminuir a concorrência, visto que as ideias e inovações ocorrem dentro da empresa e não como uma abordagem externa.
Como iniciar o intraempreendedorismo dentro de uma empresa?
A criação de novos empreendimentos, produtos e serviços em uma empresa já estabelecida pode ajudá-lo a ficar à frente do jogo. Globalmente, existem milhares de novas start-ups surgindo diariamente. Para acompanhar a inovação acontecendo em vários setores, é importante iniciar o intraempreendedorismo em sua empresa ou local de trabalho. Muitas organizações acham desafiador aplicar o conceito de intraempreendedorismo em suas rotinas de trabalho diárias, devido a sua demanda por tarefas e horários definidos que podem interferir no tempo necessário para pensar de forma inovadora e reconhecer novas ideias.
As empresas bem-sucedidas e inovadoras, por outro lado, dão certa liberdade aos funcionários para criar seus próprios projetos inovadores, e até lhes dão fundos para usar nesses projetos. Por isso, veja a seguir como iniciar o intraempreendedorismo na sua empresa:
Estabeleça uma cultura corporativa forte
O primeiro passo é reforçar a sua cultura organizacional de forma que ela seja reforçada para dar suporte à capacitação dos colaboradores que estão atuando no intraempreendedorismo. Será um processo de aprendizado mútuo, em que cabe à empresa fornecer todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades e estimular a criatividade.
Crie um sistema para mensurar os resultados obtidos
A partir do reforço na sua cultura corporativa, chegou o momento de criar mecanismos para mensurar os resultados que serão obtidos com os esforços dos colaboradores. Quanto mais números tiver, menor serão as chances de erros, visto que todos os passos serão acompanhados, e a qualquer sinal de problema, é possível entender e corrigir a rota.
Crie uma rede interna de profissionais
Para dar suporte aos colaboradores intraempreendedores, é preciso contar com uma rede de profissionais para acompanhar as atividades e tirar dúvidas. É muito importante contar com uma rede de apoio e colaboração interna para que o processo flua melhor. Além disso, a empresa deve eleger alguns mentores, que devem ser alocados para novos intraempreendedores, como guia, mão amiga e conselheiro. Contudo, eles não atuarão como um supervisor ou gerente. Esse profissional será alguém a quem recorrer, capaz de fornecer conselhos úteis para intraempreendedores, a fim de facilitar o crescimento.
Promova eventos de inovação
Os eventos que promovem inovação e esforços de intraempreendedorismo, como seminários e workshops, podem facilitar o networking profissional e dar aos colaboradores a chance de se destacarem com suas ideias e habilidades. Adicionalmente, é possível fortalecer a troca de ideias e novas oportunidades a partir de um bom networking