Não é novidade que o mercado de trabalho está em constante mudança. A cada dia surgem novas demandas, profissões, atividades e novas formas de trabalhar. Por essa razão, é essencial se manter relevante no mercado – seja enquanto trabalhador ou como empresa – e entender quais são as mudanças que já ocorreram, as que estão acontecendo e as que virão.
Entender essas mudanças possibilita garantir o preparo necessário para um mercado que está em desenvolvimento e que dá indícios de seus rumos a cada dia. Continue sua leitura, e entenda como essas novas demandas estão impactando o mercado de trabalho.
Aceleração das mudanças no trabalho causada pela pandemia
A transformação das atividades de trabalho é natural dentro de uma sociedade em constante mudança. Contudo, tais mutações foram ainda mais aceleradas com a pandemia da Covid-19, que impactou a vida em todos os aspectos. Desde meados de 2020, quando a pandemia teve início na maioria dos países, muita coisa mudou. A necessidade de isolamento social para evitar transmissões do vírus e o colapso da saúde pública impactou diretamente o mercado de trabalho.
Com isso, a adoção do trabalho remoto e do home office foi essencial para que a grande maioria das empresas pudessem manter suas operações. Ainda, a transformação digital, que já era massiva e latente, passou pelo processo de aceleração.
A manutenção de atividades de trabalho foi possível, em grande parte, pela conexão à internet e uso de softwares que mantém as pessoas em contato, ainda que à distância, e permite a troca de dados, informações e orientações. Aliás, 2020 foi o ano das vídeo chamadas, as quais foram a solução encontrada na maioria dos casos, para a realização de reuniões e a tomada de importantes decisões empresariais.
Isso sem se falar na automação de atividades, algo que também foi acelerado diante das novas demandas no trabalho impostas pela crise que acompanhou a pandemia. Por outro lado, também seria impossível deixar de falar no aumento do trabalho informal, bem como da assunção, pelos trabalhadores, da tarefa de empreender para sobreviver, algo que foi indispensável perante o aumento das taxas de desemprego.
O que se tem, então, é que as mudanças já estavam acontecendo. Contudo, davam-se em passos mais lentos. A pandemia, então, atropelou essa cautela e exigiu transformações rápidas e efetivas, numa adaptação em tempo real e imediata.
Cenário brasileiro pós pandemia
O cenário pós pandemia continua em transformação. Afinal, as novas demandas no trabalho não se limitaram aos anos de 2020 e 2021 do mesmo modo que nunca foram exclusivas de certos períodos. A transformação continua, porém o seu ritmo está mais lento e com passos um pouco menores. Contudo, sua força motriz já existe e sua semente já foi lançada, de forma que as mudanças, agora, são em sua maioria reflexos.
Por exemplo, a adoção em massa do trabalho remoto no início de 2020 se deu basicamente de forma forçosa. No entanto, esse tipo de trabalho à distância deve continuar sendo uma tendência, mesmo após o controle da situação pandêmica. Essas mudanças continuarão se dando e elas mesmas passarão por transformações. O trabalho remoto continuará sendo tendência, contudo, de home office ele passa ao anywhere office (expressão do inglês, indicando “escritório em qualquer lugar”). Se antes havia a necessidade de que o trabalhador remoto prestasse serviços de sua casa, agora a tendência é que ele possa prestar atividades de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet.
Mas não é apenas esse aspecto que revela as demandas no trabalho após a pandemia. Hoje novas habilidades estão se destacando e sendo procuradas por recrutadores em processos seletivos para empresas. Há uma nova visão de como é possível atrelar o trabalho humano à tecnologia, assim como sobre o acesso às ferramentas de trabalho, ao desenvolvimento do conhecimento e experiência e outros aspectos importantes. Com isso, é possível afirmar que o mercado de trabalho brasileiro entendeu as mudanças que vem acontecendo ao longo dos últimos anos e se adaptou a essas transformações, refletindo diretamente em novas demandas.
Novas profissões e novas habilidades para o mundo do trabalho
Com um mundo em constante transformação – no qual o digital e a tecnológica são as mais latentes no momento – surgem novas demandas no trabalho. A fim de abarcar e solucionar essas necessidades, profissões com novas habilidades e ferramentas começam a surgir. Toda essa transformação (relacionada ou não à pandemia) necessita, então, de desenvolvimento pelos profissionais que querem se manter relevantes no mercado. Um exemplo disso, são os termos hard skills e soft skills, que comumente são usados nos processos de contratação e possuem grande destaque no mercado de trabalho.
Hard Skills
As hard skills são as habilidades mais facilmente reconhecidas de um profissional. Elas são aquelas que podem ser medidas, ou seja, podem ser mensuradas por alguém. Alguns exemplos, são os diplomas de cursos de graduação ou um certificado de algum curso de língua estrangeira, já que são habilidades tangíveis. Essas eram algumas das principais habilidades que eram levadas em consideração em processos seletivos até pouco tempo atrás. Afinal, para contratar alguém é necessário que essa pessoa comprove que tem conhecimento na área. Contudo, com o tempo houve o entendimento de que somente esses conhecimentos, comprovados por diplomas e afins, não eram suficientes. E, por isso, as novas demandas no trabalho passaram a valorizar cada vez mais as soft skills.
Soft Skills
Se quando falamos de hard skills estamos nos referindo às habilidades que podem ser comprovadas, mensuradas e aprendidas, no caso das soft skills o cenário muda. Elas não são quantificáveis e o seu reconhecimento também é um pouco mais difícil. Elas se revelam em “experiências psicossociais”. Em outras palavras, correspondem à soma de experiências profissionais, bem como de habilidades comportamentais e sociais. Por exemplo, saber se comunicar bem e de forma não violenta é uma soft skill. Outro bom exemplo corresponde à facilidade de delegar tarefas e de resolver conflitos, o que revela um espírito de liderança. Outros exemplos são a capacidade de persuasão, bem como a de trabalhar em prazos curtos e sob pressão. Note que todas essas habilidades que citamos são tão importantes quanto certificados e cursos profissionalizantes. Elas são essenciais para o desenvolvimento de atividades no dia a dia de qualquer profissão. Elas, então, são cada vez mais importantes e se revelam como algumas das novas demandas no trabalho. Desenvolvê-las e aprendê-las é crucial para quem quer continuar relevante no mercado.
Desafios da formação para o setor de TI
O setor de TI – Tecnologia da Informação, é um dos que está em constante transformação. Afinal, ele está no centro de muitas dessas mudanças, uma vez que está diretamente relacionado com as inovações tecnológicas e digitais. Por isso, o setor também encara desafios e demandas importantes. Conheça mais sobre elas nos itens abaixo.
Novas áreas
Tecnologias surgem a partir de demandas sociais. E essa necessidade faz com que novas áreas do TI surjam de tempos em tempos. A segurança da informação, que se tornou ainda mais relevante em razão da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é um bom exemplo. Ainda, o desenvolvimento de questões como aprendizado de máquina e inteligência artificial também faz parte dessas novas áreas.
Principais desafios enfrentados
Os desafios são inúmeros e se revelam desde a formação necessária quanto às novidades que surgem a todo momento. Por isso, profissionais e empresas da área de TI precisam, necessariamente, manter-se em constante atualização.
IA – Inteligência Artificial
Diferentemente do que muitos já acreditaram, a inteligência artificial não substituirá os humanos. Contudo, é claro, ela tende a se desenvolver cada vez mais e a se impor em espaços diversos, o que exige a interação humana e trabalho conjunto.
Integração homem-máquina
Como brevemente dito no item anterior, a integração homem-máquina é uma realidade da qual não se pode fugir. Se de um lado a máquina ainda não substitui completamente o trabalho humano, este também já depende dela. Nos últimos anos, essa integração trouxe bons resultados e vem sendo aceita cada vez mais.
Mudanças no ambiente educacional
Todas essas mudanças que se apresentam no mercado de trabalho em razão de novas demandas digitais, tecnológicas e sociais, também impactam diretamente no ambiente educacional. Há uma adaptação dos ambientes de ensino, bem como o desenvolvimento de novas metodologias de ensino de modo a preparar os profissionais para o mercado e as constantes transformações pelas quais ele passa. O ensino à distância, o uso de novas tecnologias e a valorização de capacidades que vão além das hard skills fazem parte dessas mudanças.
O que esperar de novas demandas no trabalho para os próximos 30 anos?
Olhar para o futuro é essencial para entender o que nos espera, inclusive no mercado profissional. E não é exagero analisar o que está 30 anos à frente, uma vez que as transformações que serão relevantes nesse prazo já estão tendo início agora. Conheça algumas das mudanças que são esperadas e que exigem, desde já, adaptação dos profissionais.
Humanos trabalharão lado a lado com a IA
O uso da inteligência artificial se tornará cada vez mais latente. Se hoje já temos acesso a ela em smartphones, saiba que sua presença será massiva para todos os tipos de ambientes de trabalho. Contudo, como já dito anteriormente, não há indícios de que as tendências do mundo de trabalho pós pandêmico se agarrem às máquinas no lugar dos humanos. O que ocorrerá é que estes trabalharão conjuntamente, sendo essa interação indispensável.
Novas profissões irão surgir cada vez mais rápido
Além disso, um mundo em constante transformação também apresenta constantes demandas, cuja satisfação requer novas atividades e tecnologias. Por isso, as novas profissões surgirão cada vez mais rápido. Nesse sentido, considere que até alguns anos atrás era praticamente impensável que teríamos profissões tais como influenciadores ou Youtubers, certo?! Pois saiba que esse desenvolvimento de novas atividades é a tendência.
Profissionais de “agora” não serão capacitados para exercer atividades
Aqui temos um grande alerta! Um mundo em transformação também requer o acompanhamento dos profissionais, que devem se manter em constante desenvolvimento. Afinal, o futuro não reserva espaço para quem se mantiver parado no tempo em relação ao desenvolvimento de conhecimentos, experiências e habilidades. Afinal, as capacidades hoje relevantes não terão tanta relevância assim em um futuro próximo. Em outras palavras, cabe aos profissionais buscar preparo e desenvolvimento para que estejam aptos às demandas profissionais futuras. O que hoje se mostra importante não será o suficiente para garantir espaço no mercado de trabalho do futuro.
Desafios da saúde mental
A saúde mental tem sido alvo de atenção por parte do mercado de trabalho há algum tempo. Aliás, a importância dela aumentou ainda mais durante a pandemia, uma vez que questões como burnout passaram a ser discutidas em inúmeros ambientes. A tendência é que a atenção e cuidado com a saúde mental dos trabalhadores passe por um crescimento contínuo. Hoje se entende de que ela é essencial para a saúde das próprias corporações.
Humanização das relações
Por fim, a humanização das relações é outra das tendências para o mercado de trabalho do futuro. Assim como ocorre em relação à saúde mental dos trabalhadores, o cuidado no tratamento com colaboradores como humanos e não simplesmente força de trabalho aumenta a cada dia. Não por acaso, aliás, termos como “empatia” não ficaram em alta apenas nas relações sociais. Eles impactam o ambiente de trabalho e ganharam grande relevância ali, onde somente devem crescer.
A humanização das relações também faz parte do ganho de importância que as soft skills tiveram perante as novas demandas do mercado de trabalho. São habilidades que lhes revelam que estão cada vez mais em alta. Por isso, são várias as transformações que se apresentam agora e que refletirão diretamente no mercado de trabalho no futuro.