A BYD deu os primeiros passos para implantar sua primeira fábrica fora da Ásia. A montadora chinesa deu o início das obras em seu complexo industrial, localizado em Camaçari (BA), localizado em uma área anteriormente ocupada pela Ford. O complexo que a BYD está montando será o maior pólo industrial da montadora fora da China e receberá um investimento de R$ 3 bilhões, com expectativa de iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, atingindo uma capacidade instalada de aproximadamente 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
Em entrevista ao portal Bahia Econômica, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos, explicou que a federação está em contato com fornecedores baianos e com a montadora chinesa para fazer essa ligação. “O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), uma das entidades que fazem parte do Sistema FIEB, estimula o encadeamento produtivo empresarial e está em contato com a BYD para identificar caminhos para apoiar a atração e desenvolvimento de fornecedores locais”, disse.
O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) é voltado para o desenvolvimento e encadeamento produtivo empresarial, o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Bahia tem atualmente mais de 200 empresas baianas em processo de qualificação. O objetivo é preparar fornecedores para prestar serviços a grandes empresas âncoras na Bahia, a exemplo da Ferbasa, Bamin, Veracel, Acelen e Equinox Gold, que são as companhias com processos de PQF em curso.