
Iniciativa integra o Procompi e busca apoiar micro e pequenas indústrias na transição para um modelo produtivo mais sustentável
Lançamento aconteceu na FIEB, com participação de mais de 100 representantes de empresas online.
No dia 28 de outubro, foi lançado o Projeto de Descarbonização dos Fornecedores da PetroReconcavo, uma iniciativa que marca o início de uma importante ação voltada à sustentabilidade e à transição energética na cadeia produtiva do setor de petróleo e gás do estado da Bahia.
O projeto integra o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae Nacional, com execução local do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia). A iniciativa conta ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da Gerência de Desenvolvimento Sustentável (GDS), do SENAI Cimatec e da própria PetroReconcavo.
Voltado à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), à melhoria na gestão de resíduos sólidos e à adoção de estratégias de neutralização de carbono, o projeto prevê a realização de capacitações e consultorias especializadas. O objetivo é preparar as empresas para um modelo produtivo mais limpo, competitivo e alinhado às demandas globais por sustentabilidade.
Para a Gerente de Suprimentos da PetroReconcavo, Cristiane Menicucci, o projeto representa um passo importante na consolidação da agenda ESG da companhia: “O Programa de Descarbonização e Gestão de Resíduos é uma oportunidade de aprendizado conjunto e alinhamento com nossos fornecedores. Mais do que prestadores de serviço, eles são parceiros estratégicos para avançarmos em uma operação cada vez mais eficiente, inovadora e responsável. Queremos que todos estejam preparados para acompanhar os desafios e as oportunidades da agenda ESG e crescer junto com a PetroReconcavo.”
Sandra Pasta, coordenadora de Negócios do IEL Bahia, explica que a ideia principal é capacitar essas empresas para que estejam mais preparadas para contribuir com a agenda das mudanças climáticas e se alinhar às novas exigências do mercado. “O projeto foi ampliado para atender também potenciais fornecedoras, criando uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado voltada à gestão ambiental”, explicou.
A Gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEB, Arlinda Negreiros, destacou o papel do Sistema FIEB como articulador de ações que unem competitividade e sustentabilidade. “Nosso papel é atuar como agente promotor, identificando demandas das empresas e elaborando projetos que contribuam para o fortalecimento da imagem do setor industrial. Grandes empresas já têm metas de redução de emissões e precisam envolver suas cadeias de valor — compostas majoritariamente por micro e pequenas indústrias. Essas, por sua vez, enfrentam desafios para acessar consultorias e capacitações, e o Procompi surge justamente para preencher essa lacuna”, afirmou.
Negreiros concluiu que, com o lançamento do Projeto de Descarbonização dos Fornecedores da PetroReconcavo, o setor industrial baiano dá mais um passo rumo à inovação, eficiência e responsabilidade ambiental, reforçando o compromisso com a agenda da transição energética e do desenvolvimento sustentável.