Com plateia lotada, edição 2024 celebrou os 55 anos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)
Foto: Bahia Eventos
Numa noite em que estiveram sob os holofotes a contribuição inovadora de jovens talentos e o futuro do mercado de trabalho, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou ontem (21), na Casa Salvatore (Cabula), a 21ªedição do Prêmio IEL de Talentos, que premiou empresas, estagiários e bolsistas que se destacaram por práticas e projetos inovadores na Bahia. O evento também celebrou os 55 anos do Instituto que se notabilizou por conectar empresas a jovens talentos, contribuindo para otimizar os processos internos das instituições e colaborando para o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores.
Com plateia lotada, a cerimônia consagrou 16 vencedores, selecionados entre os 47 finalistas que competiram nas categorias Sistema Indústria, Inova Talentos (artigo inovador e projeto inovador), Aprendizagem (empresa destaque e estagiário destaque de pequeno, médio e grande porte) e Estágio (empresa inovadora e estagiário inovador de pequeno, médio e grande porte, educação inovadora de nível técnico e superior). Os ganhadores das categorias Estágio Inovador e Inova Talentos irão concorrer à etapa nacional da premiação, que será realizada em Fortaleza (CE), em novembro. (Abaixo, lista completa dos vencedores).
Na categoria Inova Talentos, modalidade artigo inovador, o bolsista autor líder Lenon Audibert Cisco, da empresa Ford, foi o grande vencedor desta edição com o texto “Estudo de caso sobre derramamento de água no interior de veículos”. Formado em Engenharia de Energia, o jovem talento relatou a emoção de ter o seu artigo reconhecido. “Ter ganho esse projeto é o resultado de toda a construção de um sonho que eu tenho desde que eu comecei a estudar. Ter entrado no IEL foi uma oportunidade que nunca vou esquecer, porque trouxe muitas coisas, como trabalhar na Ford Brasil, onde eu tenho uma equipe incrível que foi construída junto. Eu tive muita sorte de entrar nesse grupo e trabalhar com eles”, afirma.
O primeiro lugar na categoria Estágio, modalidade Estagiário Inovador de empresas de grande porte foi para a estudante Carla Freitas, 29 anos, da empresa Bracell Celulose. Estudante do curso Ciência de Dados, a jovem desenvolveu um aplicativo que possibilitou a digitalização do processo de monitoramento e manejo integrado para detecção e controle de pragas e doenças nos campos e nos viveiros de eucalipto da empresa, que antes era realizado de forma manual. O aplicativo permite a coleta de dados, o registro de fotografias e a captura da geolocalização, que gera relatórios para subsidiar as tomadas de decisões da empresa.
Para a estudante, que está cursando a sua segunda graduação em Ciência de Dados, a participação no prêmio foi um passo importante para sua nova jornada no mercado de trabalho. “Eu acho que o prêmio traz muita visibilidade para a gente que está iniciando uma carreira, seja uma primeira experiência profissional ou uma transição de carreira como eu que já tenho 29 anos. A empresa ter me dado essa oportunidade foi muito importante. E foi muito importante participar do prêmio. Eu acho que é um reforço do que eu sou e do que eu sei. E que, independente do tempo, a gente não deve desistir e sempre continuar estudando, procurando evoluir porque as recompensas um dia chegarão”, comemora.
Na categoria estágio, modalidade Estagiário Inovador de empresa de pequeno porte, o vencedor foi Vitor Augusto Silva Cardoso, estagiário de Administração de Empresas da empresa Atitude Postural Fisioterapêutica, localizada na cidade de Guanambi, com o projeto Programa de Certificação de Qualidade Feafisio. “Minha alegria é espetacular. É muito importante eu ganhar esse prêmio, pois é uma forma de reconhecer a minha atuação. E eu só tenho a agradecer à equipe da empresa por acreditar no meu potencial”, celebrou o estudante.
Empresas Inovadoras – Vencedora nas modalidades de artigo e projeto inovador da categoria Inova Talentos, a Ford foi um dos destaques na premiação. Vitor Amaral, gerente geral de operações e planejamento do centro de desenvolvimento e tecnologia da Ford América do Sul, destacou a importância da parceria com o IEL. “É uma parceria de mais de quatro anos que tem um imenso valor para a Ford. Estamos sempre entre os finalistas. Temos projetos que desenvolvem uma série de competências de engenharia e de tecnologia. São projetos tanto locais quanto internacionais, que, sem dúvida, têm ajudado muito a Ford a se desenvolver nesse ramo de competências elétricas, conectividade e software”, disse.
Na categoria estágio, modalidade empresa inovadora de médio porte, a vencedora foi a IPQ Tecnologia Ltda. A gerente de pessoas da empresa, Catya Santana, celebrou o primeiro lugar, destacando a importância da premiação. “É com muita honra que nós recebemos esse prêmio, principalmente nesse ano, que a IPQ completa 25 anos. É uma emoção muito grande, porque é cultura da nossa empresa formar pessoas, transformar esses jovens, engajá-los no mercado de trabalho e, sobretudo, incentivá-los a seguirem os seus propósitos de vida. Obrigada a toda a turma do IEL por esse evento lindo e por dar a oportunidade a todas as empresas de cumprirem a sua missão, que eu acho que é exatamente essa, de formar pessoas”, realçou.
Retenção de talentos – Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos mais do que valorizar as boas práticas das empresas, o Prêmio IEL de Talento tem a sua relevância pela descoberta e retenção de novos talentos que possam, por meio de sua criatividade e inovação, contribuir para o desenvolvimento do nosso estado.
“É um evento de fato muito importante para o nosso sistema, porque ele toca em pessoas, pessoas que para nós são fundamentais para que a FIEB e a economia da Bahia identifiquem esses talentos, que são muitos. Então, que a gente busque reter esses talentos dentro do ambiente da Bahia. Sabemos que hoje não existem fronteiras, não só para o conhecimento, mas para o exercício do conhecimento, mas nós precisamos muito não só despertar esses talentos, mas, acima de tudo, criar oportunidades para que esses talentos possam melhorar ainda mais o nosso estado. Eu vejo nesse programa do IEL uma oportunidade imensa de alcançarmos esses objetivos”, comentou Passos.
Vencedores do Prêmio IEL de Talentos – 2024, 21ª edição
Categoria Sistema Indústria, Modalidades: empresa inovadora, instituição de ensino inovadora e estagiário inovador.
Vencedor: SENAI Bahia
Categoria Inova Talentos, Modalidades: Artigo Inovador
Vencedor: Estudos de Caso Sobre Derramamento de Água no Interior de Veículos, bolsista autori líder, Lenon Audibert Cisco.
Tutor: Tomás Víctor Araújo
2º colocado: Uma comparação avaliativa entre modelos constitutivos adequados para termoplásticos e modelos baseados no critério de von Mises, bolsista autor líder, Gabriel Ramos Ferreira
Tutor: Gimaézio Gomes Carvalho e Ronei Santos Maviel
3º colocado: Modelagem das correntes de rolamento, bolsista autor líder, Bianca Barros Peçanha.
Tutor: Thiago de Melo Silva
Categoria Inova Talentos, Modalidade: Projeto Inovador
Vencedor: Desenvolvimento experimental e validação CAE de nanocoolant à base de grafeno e derivados para o aumento de eficiência de sistemas de arrefecimento, bolsista líder, Thuany Garcia Maraschin
Tutor: Júlio Okada
2º lugar: Sistema de Detecção de Fadiga, Distração e Monitoramento do Condutor, bolsista líder, Monalisa Sá Magalhães.
Tutor: Fabiane Caires Luz
3º lugar: Estudo de metodologias para aplicações de grafeno em compósitos visando o desenvolvimento de proteções balísticas para uso automotivo, bolsista líder, Bruna Farías de Bortoli.
Tutor: Bruna Farias de Bortoli
Categoria Aprendizagem, Modalidade: Empresa destaque e jovem aprendiz destaque.
Vencedor: TECON Salvador e a jovem aprendiz Stephany Santana Leite
2º lugar: Globaltek, e o jovem Lucas Lima
3º lugar: Condomínio Shopping da Bahia, e a jovem Samara da Silva
4º lugar: Grupo Indiana, e o jovem Derick Arouca Conceição
5º lugar: Sicoob Vitória da Conquista, e a jovem Jeniffer Ferreira Pereira
Categoria Estágio, Modalidade Educação Inovadora – Nível Técnico
Vencedor: Se7e Centro Tecnológico
2º Lugar: IFBA Campus Salvador
Categoria Estágio, Modalidade Educação Inovadora – Nível Superior
Vencedor: IFBA Campus Salvador
2º lugar: UNIJORGE
3º lugar: UNIFACS
Categoria Estágio, Modalidade Estagiário Inovador – Empresa de Pequeno Porte
Vencedor: Vitor Augusto Silva Cardoso e sua supervisora Janaina Teixeira, da empresa Atitude Postural Fisioterapêutica Ltda
Categoria Estágio, Modalidade Estagiário Inovador – Empresa de Médio Porte
Vencedores: Helen Freitas e Luis Carlos Santos Garrido Filho e o supervisor Adhemar de Souza Fontes Neto da empresa IPQ Tecnologia
2º lugar: Estagiário: Jonatas Palma e o supervisor Paulo Carvalho da empresa TurboTech
3º Lugar: Estagiário: João Lucas Abudde de Santana e o supervisor Daniel Obradovich, da empresa Kofre Telecomunicações
Categoria Estágio, Modalidade Estagiário Inovador – Empresa de Grande Porte
Vencedor: Carla Freitas e seu supervisor Caio Santos, da empresa Bracell
2º lugar: Marley de Souza e seu supervisor Carlos Carneiro dos Santos, da empresa Bracell
3º lugar: Ricardo Leite e seu supervisor Rafael Henrique Vieira, da empresa Bracell
Categoria Estágio, Modalidade Empresa Inovadora – Pequeno Porte
Vencedor: OGMOSA – Orgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu
2º lugar: Atitude Postural Fisioterapêutica LTDA
Categoria Estágio, Modalidade Empresa Inovadora – Médio Porte
Vendedor: IPQ Tecnologia
2º lugar: Sicoob Central BA
3º lugar: Kofre Telecomunicações
Categoria Estágio, Modalidade Empresa Inovadora – Grande Porte
Vendedor: PetroReconcavo S/A
2º lugar: Wilson Sons Serviços Marítimos (Tecon Salvador)
3º lugar: Continental do Brasil