Instituto Euvaldo Lodi

IEL prestigia o evento comemorativo de aniversário de 22 anos da Fapesb.

Criada em 2001, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), comemorou, nesta quarta-feira (30), 22 anos de trabalhos realizados em benefício da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Estado. A cerimônia foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em São Marcos, e contou com a participação do secretário da Secti, André Joazeiro, do diretor Geral da Fundação, Handerson Leite, de reitores e pró-reitores de universidades públicas e privadas e demais autoridades do meio científico.

A diretora Geral e pesquisadora da Fiocruz Bahia, Marilda de Souza Gonçalves, presente na cerimônia, falou da importância da Fapesb para as instituições de ensino e pesquisa do Estado e ressaltou o incentivo da Fundação para a carreira de muitas pessoas.

“Durante esses 22 anos a Fapesb sempre financiou as bolsas de pós-graduação, mestrado e doutorado, de iniciação científica e fomentou projetos de pesquisa de muita gente. O que a comunidade científica sempre vai querer é uma Fapesb fortalecida e que cada vez mais possa ampliar o elenco de projetos e bolsas que financia. Ela também já incentivou a carreira de muitas pessoas, inclusive a minha. Então, a Fapesb é uma instituição muito importante de fomento e incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico em nosso Estado”, reforçou a Diretora.

À tarde, aconteceu uma roda de conversa com a presença do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Manoel Barral Netto, da procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli Loi, e do auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, José Jorge Dantas de Lima Júnior. O temas “A Importância da Fapesb no contexto científico baiano”, “O Impacto das normas de licitação e de CT&I no fazer da Fapesb” e “O Desafio de auditar a Fapesb diante das especificidades do setor de ciência, tecnologia e inovação” foram abordados, respectivamente, pelos convidados.

Edneide de Oliveira Lima – Superintendente Interina do IEL/BA, destaca: “O IEL/BA como uma instituição sem fins lucrativos que tem enquanto objetivo apoiar na pesquisa e desenvolvimento de empresas e fomentar a competitividade industrial sempre se uniu a FAPESB para captar bolsas cientificas e fomentar as inovações dentro das empresas. É muito satisfatório termos a FAPESB em nosso estado e poder comemorar seus 22 anos de atuação na Bahia”.

Edneide de Oliveira Lima – Superintendente Interina do IEL/BA e Adriana de Oliveira – Gerente de Processos do IEL/BA

Foto: @gabrielppinheiro – Secti BA

[post_information show_nav_post=true]
Rolar para cima