O Programa Conexões Corporativas visa alavancar a produtividade e a competitividade das empresas participantes
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae Bahia deram início ao Programa Conexões Corporativas – uma iniciativa que visa o desenvolvimento e a integração entre micro e pequenas empresas com as grandes indústrias do estado. O evento de lançamento ocorreu na sede do Sebrae, em Salvador, na última quinta-feira (20) e contou com a participação de 60 fornecedores, além das empresas âncoras Tronox, Birla Carbon e Timac Agro. A Bracell também fará parte da ação.
O programa oferece capacitações, mentorias individuais, encontros empresariais, rodadas de negócios e eventos estratégicos, com o objetivo de alavancar a produtividade e a competitividade das empresas participantes. “O benefício é grande para o pequeno negócio que busca desenvolver-se, melhorar sua gestão, eficiência, competitividade e produtividade. As empresas âncoras também se beneficiam ao aprimorar e ampliar sua rede de fornecedores qualificados, resultando em melhorias para todo o setor produtivo”, destacou Tércio Carvalho, coordenador de Indústria do Sebrae Bahia.

Ao comentar que o IEL-BA e o Sebrae-BA estão em negociações para que mais uma empresa âncora se junte ao programa, Edneide Lima, superintendente do IEL, destacou a relação de duas décadas com o Serviço: “Essa parceria é para comemorar 20 anos desse tipo de ação com o Seberae com chave de ouro, porque a gente vai conseguir atrair muito mais fornecedoras para qualificar, ou seja, fortalecer ainda mais a cadeia produtiva local no nosso estado”, pontuou a superintendente.

Assim como Edneide, Mauricio Lassman, diretor da TelaMix e presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário no estado (Moveba), e enfatizou a necessidade de valorização das indústrias locais. “Estamos trabalhando para estreitar relações e divulgar as indústrias moveleiras da Bahia. Muitas vezes, produtos de fora são adquiridos sem conhecimento do potencial das empresas locais. Iniciativas como esta são oportunas para promover nossas indústrias, que têm capacidade equivalente a qualquer outra”, apontou o empresário, que é um dos fornecedores inscritos no programa.

O Programa Conexões Corporativas promete fortalecer a cadeia produtiva baiana, como analisa Daniel Cintra, líder de compras da Tronox. “O objetivo principal da nossa empresa é trazer para nossos fornecedores, especialmente os de pequeno e médio porte, todo o arsenal de informações, tecnologia de gestão e desenvolvimento de mercado que o Sebrae possui. Além disso, essa é uma forma de conhecer fornecedores de outras empresas, com necessidades similares, e ampliar nosso conhecimento do mercado local”.
As inscrições para participar do Programa, que é gratuito, seguem abertas, basta acessar a página do Sebrae (Projeto – Conexões Corporativas – Sebrae). Mais informações podem ser obtidas através do email pqfbahia@fieb.org.br
Fonte: Notícias FIEB