O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Veracel Celulose – Ciclo IV, realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) da Bahia, terminou, nesta terça-feira (18), com êxito após quatro meses de capacitações e mentorias voltadas para a melhoria de processos e qualidade. A finalização aconteceu no auditório da empresa, em Eunápolis.
O programa contou com a participação de 12 empresas, que passaram por um processo de desenvolvimento de forma individualizada e presencial. O ciclo teve como objetivo ajudar os fornecedores da Veracel Celulose a alcançar padrões de qualidade, através de treinamentos especializados.
“Depois de estruturar o programa, junto com o IEL, os resultados não demoraram a vir. A gente percebeu fornecedores que aumentaram faturamento e, principalmente, diminuíram sua dependência da Veracel. O resultado tem sido positivo e o mercado local sente a mudança”, afirma David Soares, coordenador de Inteligência de Suprimentos da Veracel Celulose.
O encerramento do ciclo marca não apenas a conclusão de mais uma edição do PDF, mas também o fortalecimento de uma rede de empresas capacitadas e comprometidas com a excelência em seus processos e produtos. “Ao proporcionar capacitações e mentorias, a Veracel não só eleva a qualidade dos fornecedores, mas também fortalece a economia local, promovendo a competitividade e inovação. A parceria com o IEL e a participação ativa das empresas neste programa são fundamentais para o sucesso de iniciativas como essa, que geram um impacto positivo em toda a região”, afirma Tamiris Sales, coordenadora de Negócios do IEL Sul.
Lealdino Monteiro, proprietário da Vidrauto, uma das empresas participantes, destacou: “O conhecimento adquirido e as melhorias implementadas já refletem positivamente em nossa empresa, fortalecendo nossa capacidade de entrega e nosso compromisso com a excelência. Seguimos em frente com mais confiança e preparados para crescer ainda mais.”.
Já Wagner Gomes da Rocha, empresário da NW Serviços Mecânicos, considera a experiência vivenciada importante para o crescimento profissional; “Acredito que conhecimento nunca é demais, e os ganhos são muitos. Eu e meus colegas compartilhamos ideias e creio que todos saíram ganhando. Agora, é continuar colocando em prática o que aprendemos, sendo constantes e disciplinados”, pontuou.
Para a empresária Sabrina Alves Lima, dona da Dorda Comércio de Ferragens e Ferramentas, o programa de treinamento de fornecedores foi de grande importância. “Conteúdos aprofundados, consultoria supercompetente e acompanhamento personalizado, tivemos a oportunidade de extrair o máximo do programa com amadurecimento profissional em gestão e resultados significativos. Com certeza iniciamos 2025 com novos alvos e uma direção mais focada e estratégica”, disse.
Fonte: FIEB