A transformação digital que ocorreu nos últimos anos e que ainda está em curso foi essencial para o surgimento de novas oportunidades. Dentre elas, estão os negócios digitais, que são excelentes formas de renda e ilustram um futuro não tão distante. Hoje, a internet e as operações que ocorrem graças à conexão a ela não são apenas uma tendência, mas sim uma realidade que cresce a cada dia e que cria possibilidades e experiências constantemente.
Assim, conhecer mais sobre os negócios que ocorrem no ambiente online, como eles funcionam e o que oferecem é indispensável para quem garimpa oportunidades e quer se manter relevante no futuro. Continue lendo e saiba mais sobre eles!

O que são negócios digitais?
Como o nome já dá a entender, são negócios que ocorrem no mundo digital. Por isso, não se referem a estabelecimentos físicos, mas sim aos presentes no meio online ou virtual. Ou seja, eles nada mais são do que operações que se voltam ao público – empresas ou indivíduos – e são desenvolvidos e oferecidos no mundo digital. Esse é o ponto central desse modelo de negócio.
Existem diversos tipos de negócios digitais. Por exemplo, aqueles que se voltam à comercialização de produtos. E também, aos que ofertam serviços pontuais, de forma online, ou cursos dessa natureza. São vários os exemplos que ilustram o que é um negócio digital. E essa variedade é muito benéfica tanto ao público quanto para os empreendedores. Afinal, quanto mais oportunidades, mais chances de encontrar espaço para atuar. Já para o público, essa vantagem se apresenta na maior gama de serviços e produtos que são passíveis de alcance pela internet, sem sair de casa, com toda a comodidade que isso exige.
Entenda a importância do investimento em negócios digitais
Quem busca uma área para investir, precisa ter os negócios digitais em mente. São vários os motivos que justificam porque isso pode ser uma excelente decisão. Primeiramente, porque há demanda do público. Ainda que a busca por serviços e produtos online tenha crescido a partir de 2020, ano do início da pandemia, ela não é exclusiva desse marco temporal. Isto é, já existia anteriormente.
Portanto, os últimos dois anos apenas aumentaram a demanda e aceleraram a migração dos negócios físicos aos digitais. É claro que os primeiros não deixarão de existir, mas tendem a perder espaço e passam a concorrer com o digital. Outro ponto é que cada vez mais pessoas confiam nos negócios digitais. Se antes havia uma desconfiança em compras e contratações online, hoje elas são vistas como uma grande mão na roda e facilitação no dia a dia. A isso se soma a maior facilidade de gerência de um negócio online, a possibilidade de estender seus braços para outros lugares e públicos e a consolidação da marca. Assim, negócios digitais se tornaram extremamente importantes.

Vale a pena migrar de um negócio físico para um negócio digital?
Caso ainda haja dúvida sobre isso, saiba que a resposta é sim! São vários os motivos para isso, sendo que eles se revelam em vantagens que esse tipo de negócio oferta aos investidores. Para se ter noção, uma pesquisa encabeçada pela Serasa Experian revelou que 51% dos entrevistados revelou que vender online permitiu chegar a um público diferente daquele que tinha até então. E esse é o sonho de qualquer empreendedor, certo?! Mas não é só isso! A mesma entrevista revelou que 44,8% dos entrevistados concluíram que seus negócios ganharam mais visibilidade para a marca ao adentrarem e investirem na presença online.
Continuando com os resultados da pesquisa, tem-se que 34,5% dos entrevistados conseguiram atingir novas regiões ao migrarem seus negócios no mundo digital. Portanto, os números não nos deixam negar: sim, vale a pena investir nessa área. Ainda, considere que inúmeras pesquisas demonstram que o número de vendas e contratações online também cresceram. O público está migrando para o mundo digital, de modo que as empresas também devem fazê-lo.
Para quem já possui um negócio, é possível manter uma base física paralelamente ao digital. Ou, então, migrar todo o empreendimento, progressivamente, ao universo online. Por fim, também é possível abrir seu negócio diretamente na esfera digital.

Saiba quais são as principais características dos negócios digitais
A importância dos negócios do tipo digital já está clara. Mas quais são as características desse tipo de modelo de empreendimento? Confira nos itens abaixo e saiba mais sobre o assunto!
Baixo investimento inicial
Uma das características do negócio digital é que ele dispensa um alto investimento inicial. E isso, por si só, já opera como uma grande vantagem dele. Diferentemente do que ocorre em negócios físicos, não há necessidade de estruturar um local físico. Apenas com isso já é possível se livrar de gastos com aluguel de imóvel, compra de mobiliário e de ferramentas diversas. É possível montar um negócio como esse diretamente da sua casa. Inclusive, caso sejam necessários funcionários, eles podem operar de seus lares. Outro ponto interessante é que um negócio digital encontra inúmeras ferramentas digitais disponíveis que podem ser gratuitas ou de baixo custo. Por isso, mais uma vez, tem-se economia na estruturação do empreendimento.
Maior alcance de público
Um negócio digital tende a alcançar mais público do que aquele que opera exclusivamente de modo presencial. Isso se dá por vários motivos, alguns deles bastante óbvios. Considere, primeiramente, que um negócio físico está limitado ao público que reside e circula na localidade. Portanto, em situações tais como a da pandemia, em que a circulação de pessoas foi restrita para controle da Covid-19, quem mais perdeu foram os empreendimentos presenciais. Já um negócio que opera digitalmente não tem limites nesse sentido. Afinal, é possível prestar serviços para pessoas que estão em diversos locais do país ou mesmo do mundo. O leque de possíveis clientes aumenta consideravelmente. É por isso que uma das características que ilustram negócios digitais é o maior alcance do público. As barreiras geográficas não mais são um problema, sendo possível prestar serviços online ou enviar produtos para qualquer lugar.
Possibilidade de mensurar
Outra característica do negócio digital é que ele consegue mensurar dados valiosos para seu funcionamento. Por exemplo, torna-se possível comparar resultados de ações de marketing digital. Do mesmo modo, pesquisas de satisfação com clientes são facilitadas. Não só isso, mas o pré-atendimento e o pós-atendimento também ganham melhorias e facilitações. Soma-se a isso a otimização de resultados. Ter informações em mãos (seja sobre o público e suas demandas ou sobre o marketing ou tendências) é essencial para qualquer tipo de negócio. Elas, então, são latentes e presentes de forma massiva nos negócios do tipo digitais.
Flexibilidade de horário e local
Por fim, mas não menos importante, os negócios digitais também se caracterizam pela flexibilidade de horário e local de atendimento. Diferentemente do que ocorre com um negócio físico o digital pode operar 24 horas por dia. Por exemplo, note que mesmo nos finais de semana ou durante a madrugada seu e-commerce estará “aberto”. Não são necessários atendentes online e o público pode fazer compras no horário em que quiser, mesmo que você esteja ausente. Ainda que haja demanda de atendimento para respostas às dúvidas do cliente, este pode ser automatizado. Afinal, geralmente as principais dúvidas se repetem e permitem automatização, bem como direcionamento assertivo. Continuando a questão da flexibilidade que caracteriza os empreendimentos digitais, temos que você não precisa estar em um local específico para prestar atendimento ou fechar negócios. Uma vez que ele funciona no mundo online, basta ter uma conexão à internet e, de qualquer lugar do mundo, dar continuidade às atividades. Isso vale tanto para a venda de produtos quanto para o oferecimento de serviços.

Diferenças entre negócios digitais e e-commerce
Embora muitas vezes sejam utilizados como sinônimos, os negócios digitais e os comércios online (e-commerce) não são a mesma coisa. Aqui, trata-se de um gênero e de um tipo que o compõe. Isto é, os negócios digitais são um modelo, um gênero de negócios. E ele possui diversos tipos, sendo que o e-commerce é um deles. A ele se soma, então, os cursos online, os marketplaces, assinaturas online, Software as a Service (SaaS), entre outros. Por exemplo, os serviços online, como prestação de atividades contábeis por um contador que preste serviços na internet, são um tipo de negócio digital. Note que aqui não há venda de um produto, mas isso não retira a condição de empreendimento digital da atividade.
Ferramentas utilizadas no desenvolvimento de negócios digitais
Para que se desenvolvam de maneira lucrativa os negócios digitais contam com uma série de ferramentas e estratégias. Conheça mais sobre elas e veja do que você pode se valer para alavancar seu empreendimento!
Criação de sites e blogs
A criação de sites e blogs é uma das ferramentas do negócio digital. Eles atuam tanto para o oferecimento de produtos e serviços (sites) quanto para o marketing digital (blogs). Com a criação de conteúdos nestes últimos é possível dar visibilidade ao negócio. Para tanto, utilizam-se diversas estratégias de marketing inbound, isto é, de atração. Por exemplo, considere que você trabalha com produtos de cuidados com a pele. Ao criar conteúdos você pode responder perguntas do público, apresentar soluções e promover suas mercadorias. Publicações que se refiram às rotinas de autocuidados, à ordem de utilização dos produtos e às mercadorias que se voltam a cada tipo de necessidade, você atrai o público e pode convertê-lo em reais consumidores.
Vídeos
Os vídeos também fazem parte das estratégias de divulgação de produtos e serviços, bem como da atração do público. Estejam eles disponíveis no YouTube ou no seu site, eles trarão informações importantes e que tendem a converter o consumidor.
Banco de imagens
Os bancos de imagens são ótimas ferramentas para o desenvolvimento de negócios digitais. Afinal, as imagens são parte essencial da criação de conteúdos de divulgação ep elas enriquecem não apenas as publicações, mas o oferecimento de serviços e produtos. Note que como não estamos diante de uma loja física, onde o consumidor tem contato com o produto antes de comprá-lo, é necessário que ao menos ele veja o que lhe é oferecido. Quando o assunto envolve a prestação de serviços isso continua sendo atrativo. Afinal, as imagens dão maior noção do que o público encontra. Ainda, tornam o que você publica e oferece mais interessantes.
Automação de marketing digital
A automação de marketing digital também soma às ferramentas e estratégias de um negócio digital. Note que ao produzir conteúdos (em texto, áudio, vídeos e imagens) você precisa divulgá-los e direcioná-los. Esse direcionamento ocorre com base em informações sobre seu público-alvo e, também, de eventuais inscritos nas suas newsletter. Ele não precisa ocorrer, contudo, de forma manual. É possível direcionar essa distribuição de conteúdos com softwares de marketing. Eles funcionam a partir de inteligência artificial e aprendizado de máquina e se baseiam no comportamento do público. Além disso, uma vez que é possível mensurar resultados, você pode alterar esses direcionamentos sem abrir mão da economia de tempo.
Conteúdo online
Como vimos até aqui, a criação de conteúdo online é essencial. Ela não se dá apenas em sites e blogs, mas também nas redes sociais. É importante que a criação considere a persona do seu negócio, o público-alvo e suas identificações. Também, que encontre uma linguagem que realmente permita conversar e atrair o público. Por isso, investir em desenvolvimento de conteúdo é essencial, independentemente do seu formato.
Dicas para uma boa gestão de negócios digitais
Como vimos até aqui, são várias as ferramentas disponíveis para um negócio digital, bem como as chances de crescer e lucrar. Para que isso se torna uma realidade, então, é necessária uma boa gestão. Para isso, confira algumas dicas importantes:
● Conheça seu público, suas dores e soluções para elas. Com isso, direcione conteúdos e os crie especialmente para o público-alvo;
● Invista em marketing digital e na automação dele;
● Fique de olho nas leis que recaem sobre o seu negócio e o adapte a essas normas;
● Invista em soluções tecnológicas;
● Tenha boas ferramentas no seu site, tanto para atendimento quanto para vendas;
● Acompanhe dados e, com base nessa mensuração, adapte seus conteúdos e estratégias.
Desse modo, é possível investir em um negócio digital e alcançar sucesso com ele!