Instituto Euvaldo Lodi

Aprenda a impulsionar as formas de aprendizagem do trabalhador

Existem várias formas de aprendizagem do trabalhador e saber como explorá-las pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Conhecimentos e destrezas dos colaboradores fazem toda a diferença para a qualidade das entregas da sua empresa, cumprimento de prazos, etc. Desse modo, a empresa deve ficar atenta à necessidade de capacitação, bem como promovê-la no seu dia a dia. Porém, focar apenas no ensino tradicional não é a melhor escolha.

Existem várias estratégias modernas de aprendizado corporativo que tendem a trazer mais benefícios, pois promovem o foco e despertam a atenção e o interesse. Para saber quais são e como se aproveitar de formas distintas de aprendizagem, continue lendo, veja dicas e coloque-as em prática.

Como as formas de aprendizagem do trabalhador pode aumentar a sua produtividade

O conhecimento e a experiência do trabalhador são importantes para a qualidade de entregas das atividades. Esses são fatores que estão na base da produtividade não apenas em relação às questões quantitativas, mas também qualitativas. Por isso, a empresa deve dar atenção para essa questão, pois faz toda a diferença na entrega de projetos e no desenvolvimento de ações no dia a dia.

É um trabalho que deve acontecer de forma contínua, e não pontualmente. A partir do surgimento de novas estratégias, teorias e a tecnologia, o desenvolvimento de atividades sofre impactos, e por isso a aprendizagem deve ser constante. Dessa forma, cabe a empresa garantir que seus colaboradores tenha acesso as novidades do mercado e evoluções do setor, de forma que isso posso contribuir para a melhoria da execução das atividades, e consequentemente das entregas.

Mas como fazer essa capacitação? Quais são as possibilidades disponíveis e como elas impactam a sua empresa?

Essas são as perguntas cujas respostas você encontra abaixo. Conheça as formas de aprendizagem dos colaboradores e, também, estratégias que podem fazer uso delas em prol da sua empresa.

Técnicas para promover a aprendizagem do trabalhador

Existem, basicamente, 5 formas de aprendizagem do trabalhador. Cada uma delas funciona de um modo diferente e pode ser utilizada pela empresa. Vamos conhecê-las?

Aprendizagem em grupo: Essa é uma forma de aprendizagem do trabalhador muito utilizada em workshops e rodas de conversa. Ela se vale da possibilidade de que um grupo compartilhe seus conhecimentos e experiências. Portanto, é horizontal e possibilita a todos que ensinem e aprendam.

Aprendizagem com líderes: Outra forma de aprendizagem do trabalhador é com líderes. Se no item anterior falamos sobre o aprendizado horizontal, aqui estamos falando de uma forma vertical de passagem de conhecimentos e experiências, por meio de orientações.

Aprendizagem sistêmica: A aprendizagem sistêmica é aquela na qual o trabalhador aprende ao observar as rotinas da empresa. E ele pode contar com formas e processos distintos no qual auxiliam a compreender e absorver esse conhecimento. Normalmente, as empresas que utilizam desse tipo de aprendizagem, trazem isso consigo em seu DNA e aplicam essa prática independente do cargo que o colaborador ocupa.

Aprendizagem com experiência: Esta é a forma de aprendizagem do trabalhador que se dá no dia a dia do trabalho, de forma natural, pelas trocas que ocorrem entre colaboradores, com os líderes, no contato com novas tecnologias e atividades.

Aprendizagem cultural: Por fim, também existe a aprendizagem cultural. Ela se refere à possibilidade de que os pilares de uma empresa, relacionados aos seus valores e princípios, também tragam ensinamentos. É, por exemplo, o aprendizado de como agir de modo estratégico e que possa trazer lucros à empresa, mas sem abrir mão da ética na atuação do trabalhador.

Como promover a aprendizagem do trabalhador? Dicas para usar na capacitação

Agora que você já conhece os principais tipos de aprendizagem do trabalhador, confira algumas formas de utilizá-las no dia a dia da empresa.

Gamificação: A gamificação se baseia no uso de jogos para o aprendizado. Com isso, é possível prender a atenção do colaborador ao instigá-lo em desafios e resolução de problemas em forma de jogo. Hoje existem diversos jogos desenvolvidos exclusivamente para fins empresariais. Contudo, também é possível adaptar outros existentes ou criar os da sua empresa. Eles podem ser jogos digitais, manuais ou simplesmente verbais. Assim, use a diversão para fins de ensino e veja a sua equipe se capacitar de forma natural!

Dinâmicas em grupo: As dinâmicas em grupo também são importantes formas de aprendizagem do trabalhador. Elas se referem ao compartilhamento de experiências e de conhecimentos. Também, podem acontecer com a proposição de problemas que devem ter resolução conjunta em certo espaço de tempo. As opções são inúmeras. Este tipo de estratégia também é interessante para que haja o desenvolvimento conjunto dos colaboradores e a aproximação das equipes. Por isso, é uma excelente forma de engajar seus colaboradores, colocar a cultura organizacional em prática e desenvolver novos conhecimentos.

Reuniões: Reuniões são importantes dentro do ambiente corporativo. Elas são interessantes para que haja o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de novos projetos e estratégias. Contudo, muitas vezes elas são utilizadas de maneira errônea pelas empresas, que optam por fazê-las em situações em que um simples e-mail poderia solucionar a questão. Por outro lado, isso não quer dizer que sejam inúteis ou dispensáveis. Por meio de reuniões, é possível conhecer melhor os colaboradores. Do mesmo modo, dar a oportunidade para que eles manifestem suas opiniões, tragam sugestões de novos projetos e de novas soluções. Além disso, as reuniões são interessantes porque ajudam os colaboradores a desenvolver a capacidade de comunicação assertiva. E não para por aí! Com o uso das reuniões como forma de aprendizagem do colaborador, a empresa também tem maior noção das experiências e conhecimentos de cada um, o que facilita no momento da distribuição das responsabilidades e projetos.

Proponha novas experiências com a rotatividade de cargos: Por fim, outra forma de promover a aprendizagem dos colaboradores é com a proposição de novas experiências. Por exemplo, determine momentos em que colaboradores de equipes distintas, mas com funções que conversem entre si, façam uma espécie de estágio em outros departamentos. Com isso, é possível fazê-los conhecer mais sobre o funcionamento geral da empresa. Igualmente, prepará-los para eventuais futuros recrutamentos internos ou mudanças de função. Desse modo, há o uso tanto da aprendizagem em grupo, quanto a sistêmica e com experiência ao mesmo tempo. Portanto, esse é um modo bastante interessante de promover a capacitação dos colaboradores.

No IEL, acreditamos que investir no aprendizado contínuo dos colaboradores é essencial para o crescimento sustentável dos negócios. Por isso, oferecemos soluções completas em educação empresarial, que vão desde cursos personalizados até consultorias estratégicas e ferramentas de gestão da inovação. Se a sua empresa quer impulsionar resultados por meio do conhecimento, estamos prontos para caminhar junto com você.

E você pode conhecer alguns de nossos cursos empresariais clicando aqui.

[post_information show_nav_post=true]
Rolar para cima