Em Salvador, evento desperta consciência sobre direitos e deveres do trabalhador
INSS participou da Semana do Jovem Aprendiz do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Bahia por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP) em uma ação conjunta entre as Gerências-Executivas em Salvador e Itabuna. O evento realizado no Centro Universitário UniRuy contou com uma programação que iniciou-se na segunda (22) e se estendeu até sexta-feira (26). A atividade foi divida em 10 grupos, entre os turnos matutino e vespertino, e ao longo da semana mais de 800 aprendizes foram impactados diretamente com o evento, que teve como tema central a legislação previdenciária.
A técnica do Seguro Social Noélia Damasceno foi a responsável por ministrar as palestras para os estudantes, agora profissionais ingressando no mercado de trabalho. Durante toda a programação, os jovens puderam participar de uma série de atividades voltadas para o conhecimento previdenciário e outros temas relacionados ao mercado de trabalho e formação profissional e cidadã.
A participação do INSS objetivou, principalmente, compartilhar saberes sobre contribuições e benefícios previdenciários. No encontro, Noélia Damasceno explicou que a contribuição previdenciária dos jovens aprendizes será computada para fins de benefícios desde que a remuneração não seja inferior ao salário-mínimo mensal. Caso seja, é necessário que o jovem complemente a contribuição ou faça agrupamentos de competências até o alcance do valor mínimo.
A estudante Andressa Nascimento aproveitou o evento para ampliar os conhecimentos sobre a legislação previdenciária e funcionalidades do aplicativo “Meu INSS”. Na segunda experiência como jovem aprendiz, na área administrativa de uma empresa do ramo da aviação, a jovem desconhecia a informação sobre o cômputo da contribuição previdenciária para fins de benefícios. “Eu não sabia disso, mas a palestrante me auxiliou com o uso do aplicativo”, encerra.
Texto do estagiário Thiago Virgílio, sob supervisão de Conceição Menezes
Fotos: Conceição Menezes