Contratar e capacitar estagiários é investir no desenvolvimento da próxima geração de profissionais. Com eles, as empresas ganham em novas perspectivas, inovação, criatividade, além de fortalecer a reputação como instituições que valorizam o aprendizado contínuo e a diversidade de pensamento. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é uma das principais instituições do mercado de trabalho que faz a ponte entre instituições de ensino e indústrias para inserir jovens em estágios.
Nesse primeiro semestre de 2023, por exemplo, a rede inseriu mais de 43 mil estudantes em empresas por todo país. Em comparação ao mesmo período de 2022, houve um aumento de cerca de 30% na quantidade de estudantes em estágios.
“O estágio é, também, uma oportunidade de orientar futuros profissionais de acordo com as necessidades da indústria e o nosso objetivo é capacitar e reter talentos no nosso país. Essa relação é uma via de mão dupla. Enquanto os estagiários adquirem conhecimento prático e vivenciam o mundo corporativo, a empresa se beneficia com profissionais promissores que podem, eventualmente, se tornar parte integral da equipe”, explica o superintende do IEL, Eduardo Vaz.
De acordo com o Sistema Nacional de Estágio do IEL, Administração, Direito e Ciências Contábeis são as áreas que mais contratam estagiários no Brasil.
Nesse levantamento, o IEL também identificou que conhecimento em idiomas, pacote office, photoshop são habilidades técnicas que chamam atenção no currículo dos estudantes. Proatividade, boa comunicação e escrita, comprometimento são as soft skills mais buscadas pelas empresas.
Por: Giovanna Chmurzynski
Da Agência de Notícias da Indústria