Instituto Euvaldo Lodi

Marketing digital: Guia completo sobre o assunto

Qualquer negócio que queira se manter relevante deve, hoje, estar presente na internet. Porém, apenas a presença não é suficiente, sendo indispensável que também existam esforços para divulgação da marca e seus serviços. E para isso é que se apresenta o marketing digital. Essa é uma área que se dedica à comunicação com o público de modo a atrai-lo para os produtos ou serviços que a marca oferta. Também, busca criar uma imagem da empresa perante o consumidor e as relações entre as necessidades deste e o que a marca oferta.

Caso você ainda seja novo na área ou ainda não tenha tanta intimidade com os conceitos que o marketing voltado ao mundo digital oferta, não se preocupe, abaixo você encontrará tudo sobre ele e como ele pode ajudar a alavancar seu negócio!

O conceito de marketing digital

Antes de tudo, você precisa entender o conceito desse termo. O marketing já existe há tempos e sempre se relacionou com o estudo de mercado, as tendências dele e do público consumidor e com a atração do interesse dele sobre a marca, bem como a criação de interações entre eles. O marketing digital segue essa mesma ideia. Contudo, nesse caso as ações se dão dentro da internet e também de outros recursos como de telefonia. Portanto, é como se houvesse o deslocamento do foco onde as ações de marketing ocorrem.

Agora, então, elas ocorrem dentro do mundo digital e online e possuem um amplo terreno onde podem se desenvolver. Aqui nos referimos aos sites, blogs, redes sociais em toda a sua diversidade, e-mails, WhatsApp e outros.


História do marketing digital

A história do marketing digital se desenrola junto ao desenvolvimento das tecnologias que o tornaram possível. Isto é, à internet, ao computador pessoal e ao celular. Com isso, aos poucos, criou-se a necessidade de estudar formas de usar esses novos canais para fins marqueteiros. Assim, a popularização das ferramentas digitais e do acesso à internet, junto à criação de mecanismos de buscas, blogs, redes sociais e sites de vídeos impulsionaram o desenvolvimento do marketing digital.

Apesar de parecer uma coisa recente, é possível falar que o seu cerne remete à década de 1960. O crescimento dos estudos ao redor dele aumentaram na década de 1990, quando realmente a internet começou a chegar nas residências, e a conquista inegável de sua importância ocorreu junto aos anos 2000.

Principais conceitos do marketing digital

O marketing que ocorre nas plataformas digitais e online se vale de uma série de conceitos cruciais que direcionam suas estratégias e trabalhos. Conheça quais são elas e como funcionam!

Persona

O primeiro conceito de marketing digital que trouxemos é o de persona. Ele corresponde ao perfil do cliente ideal para a sua marca. Assim, há determinação de uma faixa etária, dos interesses dessa pessoa, da região em que reside, potencial financeiro, etc. A partir dessa definição, torna-se possível definir estratégias de diálogos com esse público-alvo. Afinal, a determinação da persona ajuda a conhecer melhor quem são seus potenciais consumidores e do que pode realmente chamar a atenção deles.

Lead

Lead é o contato que demonstra interesse no que uma marca divulga e oferece. Ou seja, aqui temos alguém que quer saber mais sobre o assunto ou, então, quer ficar ciente em relação às promoções eventuais que a empresa realiza. Um bom exemplo de lead é a inscrição para receber mais informações sobre determinado produto ou seus usos. Ou, então, para receber ofertas e notificações sobre elas.

Funil de vendas

O funil de vendas é outro dos conceitos bastante relevantes de marketing digital. O nome funil não é à toa, uma vez que aqui se entende que cada tipo de consumidor se encontra em um estágio em relação ao que a empresa oferta ou ao que ela é. Assim, é como se fosse um funil de ponta cabeça (com a base, mais larga, na parte superior). O funil se afunila de acordo com o maior conhecimento e interesse do indivíduo por essa marca e seus produtos. Desse modo, está no topo do funil (parte mais larga) quem ainda está começando a entender que existe um problema que necessita de uma solução. Ou, então, que está diante de uma situação que sequer sabe que possui soluções, isto é, o público geral. Já na ponta do funil, do outro lado, está quem já é um cliente. Note que não seria possível aplicar as mesmas estratégias de divulgação para quem está no topo e na ponta do funil. Afinal, acumulam conhecimentos e experiências diferentes. Assim, isso é importante no marketing para desenvolvimento de ações específicas pra cada alvo.

CRM

Essa é a sigla para “Customer Relationship Management”, que nada mais é do que a gestão de relacionamento com o cliente. Ele serve para registrar todos os contatos entre uma marca e seus clientes e, também, para direcionar os atendimentos e torná-los mais efetivos.

Landing page

Outro conceito do marketing digital bastante difundido, a landing page nada mais é do que uma página estática que tem como objetivo converter o visitante em cliente. Ela geralmente apresenta um produto ou uma marca, ou informações sobre um ou outro (ou ambos). A landing page acompanha um formulário onde o visitante pode se inscrever para receber mais informações ou alertas sobre promoções. Portanto, ela se relaciona diretamente com o conceito de lead, pois trabalha de forma a gerá-lo.

SEO

SEO é o “Search Engine Optimization” ou “otimização de mecanismos de busca”. Seu trabalho é classificar do melhor modo possível a sua página nos resultados de buscas em ferramentas de pesquisas. Para isso, então, vale-se de uma série de estratégias que engloba o uso de imagens, palavras-chave e sua repetição e posicionamento e outros. O SEO se aplica tanto no conteúdo escrito quanto no de vídeo e é essencial para impulsionar uma marca.

CMS

CMS é o “Content Management System” ou “Sistema de gestão de conteúdo”. Ele serve para que haja a gestão do conteúdo de um site de forma automatizada e não manual. Com isso, é possível atualizar conteúdos, tirá-los do ar ou adicioná-los.

CTA

CTA é o “Call to action” ou “chamar para ação”. Isso nada mais é do que ganchos que são feitos dentro de textos e de publicações e que convidam o leitor a se aprofundar no assunto. Por exemplo, “Leia mais”, “Confira aqui”, “Saiba mais sobre o assunto”, etc. Essa é uma estratégia que faz com que o leitor cada vez mais se interesse por aquele assunto de modo que ele vai se aprofundando no funil de vendas. Ele passa, então, de uma

pessoa que desconhecia o assunto para alguém que sabe não apenas qual é o problema em questão, mas também quais são as soluções existentes.


Principais estratégias de marketing digital

Os conceitos do marketing se aplicam nas estratégias dele para que haja o impulsionamento de uma marca. Confira, então, quais são essas estratégias e como elas funcionam.

Inbound marketing

Esse é o marketing que ocorre justamente no ambiente online. Nesse caso, a marca se vale de uma série de ferramentas digitais que ajudam na sua divulgação e, também, na criação de uma imagem perante o público e na interação com ele.

Aqui são utilizadas estratégias que envolvem a criação de conteúdos para blogs, sites, YouTube, podcasts, redes sociais e outros.

Aliás, nesse caso a marca não vai atrás dos seus clientes, mas aposta na atração deles. É isto mesmo! São usadas iscas (por meio de criação de conteúdos) que tornam algum assunto relevante para o público-alvo que então é atraído.

Outbound marketing

Por outro lado, esse é o marketing mais tradicional, em que a marca vai atrás dos clientes oferecendo-lhes produtos e serviços. Portanto, ele funciona de modo completamente diferente do item anterior.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de marketing direto. Afinal, aqui a marca entra em contato diretamente com o consumidor. Para isso, então, deve respeitar uma série de normas. Dentre elas a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Um exemplo, é o e-mail que você recebe após se inscrever em uma landing page para ter acesso a mais informações sobre um produto ou com e-mail promocional que alerta você que uma marca está com suas peças em oferta.

Tipos de e-mail marketing

Existem diversos tipos de e-mails marketing, uma vez que há uma série de ações e estratégias que podem ser utilizadas por meio do correio eletrônico. Veja quais são os principais deles:

  • Newsletter;
  • E-mail promocional;
  • Boas-vindas;
  • E-commerce;
  • E-mails sazonais.

Entenda mais sobre SEO

O SEO é indispensável dentro das ações de marketing digital, especialmente quando estamos falando de criação de conteúdo. E esse conteúdo não é apenas escrito, pois abarca os demais em imagens, vídeos e áudio.

SEO On Page

O SEO on page é tudo o que acontece no seu site e no seu blog. Ou seja, o que ocorre “na página”. Portanto, corresponde à aplicação de estratégias que envolvem o desenvolvimento de títulos, links internos, imagens, desenvolvimento, aplicação e distribuição de palavras-chave ao longo do conteúdo. Ele ocorre dentro de um domínio da marca e permite edições e alterações a qualquer momento para que a otimização dos resultados em mecanismos de busca ocorra da melhor maneira.

SEO Off Page

Já o SEO off page, como já era de se esperar, ocorre fora de suas páginas. Ele se ilustra pela relação que o seu site possui com outros sites da web. Por exemplo, por menções em conteúdos alheios e uso de backlinks. Isso ajuda a construir a sua imagem para os mecanismos de busca. Quanto melhor é a sua relação com outros sites, maiores as suas chances de ranqueamento.

Como criar um plano de marketing?

Agora que você já sabe toda a importância que os conceitos e estratégias de marketing digital têm para uma marca, resta desenvolver um plano para a sua. Veja algumas dicas e passos que não podem ser esquecidos pelo caminho!

Definição de objetivos

Primeiramente, para criar um plano de marketing digital é indispensável que você saiba onde quer chegar com ele. Divulgação da marca? Chegar em novos clientes? Converter em vendas? Informar e mostrar mais sobre seus produtos? Note que cada um desses itens presentes nesses questionamentos requerem uma estratégia, conceitos e ferramentas diferentes. Por isso, é crucial saber onde você se encontra e qual e o que deseja conquistar.

KPIs

KPI é a sigla para “Key Performance Indicator” ou Indicadores-chave de desempenho. Eles são de importância única dentro das estratégias de marketing digital, uma vez que dão indícios sobre os resultados que você alcançou, a possibilidade de dar continuidade às atuais ações, abandoná-las ou transformá-las. Isso acontece porque os KPIs servem justamente para medir o sucesso das suas ações marqueteiras. Ou seja, quantas conversões você alcançou após colocá-las em prática. Também, se houve abandono do conteúdo ou cancelamento de inscrições.

Descrição de persona

Como vimos anteriormente, a persona é de grande importância no marketing digital. Afinal, é ela quem dá corpo ao seu público-alvo e traz revelações cruciais sobre eles. Portanto, é necessário desenvolvê-la com cuidado para que seus conteúdos e ações de marketing realmente sejam capazes de falar com esse público.

Principais métricas do marketing digital

As métricas correspondem à análise sobre o sucesso que as suas ações de marketing estão alcançando. Ou seja, são elementos que medem resultados positivos ou não sob diversos aspectos. Nesse sentido, elas ajudam a medir se suas estratégias estão contribuindo para o crescimento da marca. São várias delas que existem e cada uma delas se volta para uma questão específica. Por exemplo, temos o custo por lead (CPL), culto por clique (CPC), custo por aquisição (CPA), taxa de abertura de e-mail, etc.

Como trabalhar com marketing digital?

Para isso é essencial se especializar e estudar muito. Afinal, o marketing apresenta, a cada dia, novas estratégias que se baseiam em estudos de mercado. Com isso, está em constante transformação. Além disso, é necessário se aprofundar nos conceitos e na aplicação deles em cada um dos nichos que o marketing digital apresenta.

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